top of page

Estreia da Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe

Atualizado: há 6 dias





O Conservatório de Música de Sergipe estreia oficialmente o novo grupo pedagógico batizado de Orquestra Aprendiz, dirigido pelo professor e maestro James Bertisch.


A orquestra é composta por jovens e veteranos estudantes dos diversos instrumentos musicais ensinados nos Cursos Técnicos e de Formação Continuada do Conservatório.


O concerto, que trará como temática uma homenagem ao compositor norte-americano Leroy Anderson, especialista no repertório de orquestras infanto-juvenis, será na próxima quarta feira dia 07/08, na sala Villa Lobos, sala de concertos recentemente reinaugurada por ocasião das reformas promovidas pelos investimentos do Governo de Sergipe.


A abertura desta noite memorável será realizada pelo Quinteto de Trompetes do Conservatório de Música de Sergipe. Também fará participação na apresentação da Orquestra, alunas e alunos do grupo de dança K Studio, dirigido pela professora Klely Perelo, trazendo um brilho especial que, agregado a música, certamente emocionará a todos e todas que estiverem presentes.



Sobre o compositor Leroy Anderson

Leroy Anderson foi um compositor e educador norte-americano, nascido em 29/06/1908 e falecido em 18/05/1975. Mediante o histórico contexto eurocêntrico da música erudita que, até o final do século XIX, impediu que fosse difundida no mundo a cultura e a tradição musical nativa das américas, Leroy Anderson pertence a uma geração que, ao lado de nomes como Walter Piston (de quem foi aluno na universidade de Harvard), Elliot Carter, George Gershwin, Aaron Copland e Leonard Bernstein, conseguiu atrair a atenção do planeta para a música norte-americana.


Anderson destacou-se, entretanto, por ter seu trabalho focado na produção para as chamadas pops orchestras, grupos cuja finalidade era tornar a música erudita mais acessível ao chamado grande público. Leroy Anderson desenvolveu uma escrita musical que, ainda que fundamentada em sua formação erudita, traz aspectos da sofisticada escola rítmica e harmônica do jazz e dos ritmos populares das américas central e do sul.


Suas obras sempre tiveram um propósito educacional, buscando atingir o grande público, especialmente a juventude, com temáticas ligadas aos costumes comuns da sociedade americana, abordados de forma lúdica e divertida. Anderson era fluente em dez idiomas (incluindo o português), e em 1988 foi alçado ao Songwriters Hall of Fame.


Programa - Homenagem a Leroy Anderson

The Syncopated Clock

Jazz Pizzicato

A Trumpeter's Lullaby 

The Phantom Regiment

Forgotten Dreams

Sandpaper Ballet


Baixe o Programa Completo do Concerto:





Kommentare


bottom of page