Durante o ano letivo de 2024 o Conservatório de Música de Sergipe realizou atividades as evidências referentes às ações e práticas referentes a proposta do Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento que contempla a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 com Práticas em Educação para as Relações Étnico-racias.
Aprecie um pouco de cada prática realizada no CMSE. Boa apreciação
A Cor do Som: estudos sobre gêneros musicais e compositores negros no Conservatório de Música de Sergipe
A proposta submetida tem como objetivo principal ampliar a aplicação de conteúdos que comtemplem a vida e obra de artistas negros, buscando diminuir a predominância da presença de conteúdos baseados na visão eurocêntrica no currículo do CMSE. Assim como, sensibilizar sobre a temática e ampliar a visibilidade dos artistas negros.
O público-alvo são os estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis, equipe pedagógica, equipe diretiva e comunidade em geral.
Dentre as ações realizadas estão: a atualização de currículo incluindo conteúdos sobre gêneros musicais e compositores negros, e a inclusão de eventos sobre gêneros musicais e compositores negros na agenda CMSE e no calendário escolar.
CONHEÇA AS ATIVIDADES REALIZADAS
Realização da Semana do Rock com palestras sobre o tema “The Rock Rock’n Roll is Black”, abordando compositores, intérpretes e as influências da música negra na formação do gênero. As palestras foram conduzidas pelos professores Saulo Ferreira, Alberto Silveira, Fábio Alves e Teresa Criscuolo (idealizadora do projeto).
Preparação de repertório e realização da Mostra de Canto Negro Spirituals com alunos de Canto Lírico da Profa. Gisane Monteiro na Sala Villa-Lobos e na Primeira Igreja Batista em Aracaju.
Preparação de repertório e apresentação da Classe de Contrabaixo Elétrico do Prof. Thiago Rosa sobre Blues Music.
Pesquisa e apresentação de trabalho sobre a música africana. na disciplina Teoria e História da Música, ministrada pela Profa. Teresa Criscuolo.
Realização do Recital do Grupo Pedagógico A voz e Violão homenageando o compositor Cartola com presença de alunos da escola pública, sob orientação dos professores Diego Lima e Jackson Trindade.